top of page

Diretrizes de alimentação e nutrição para idosos

  • Foto do escritor: Diretoria de Marketing
    Diretoria de Marketing
  • 16 de out. de 2023
  • 2 min de leitura
ree

A senescência é uma das fases mais vulneráveis do ciclo da vida. Se trata de uma etapa com muitas alterações psicológicas, fisiológicas e sociais que influenciam o estado nutricional da pessoa idosa: perda cognitiva, perda de autonomia, redução do olfato, perda de apetite, diminuição da percepção de sede e temperatura dos alimentos. Devido a esses fatores é fundamental promover uma melhor qualidade de vida a esses indivíduos, principalmente através de uma alimentação saudável.


Devido à perda do paladar e à redução da autonomia, alimentos ultraprocessados se tornam atrativos pela praticidade e sabor que oferecem. Entretanto, a maioria dos industrializados são ricos em gordura, açúcares e sódio, e muito pobre em fibras e vitaminas, que pode agravar as condições clínicas de diabetes, hipertensão, obesidade, doenças bastante presentes nesse estágio da vida. Por isso, é importante que as pessoas idosas optem por hortaliças e frutas in natura, que são alimentos ricos em vitaminas e minerais, que funcionam como antioxidantes, contribuindo para a prevenção de doenças, além de possuírem fibras, que atuam no funcionamento saudável do intestino e evitam a constipação intestinal.



Além disso, é importante que a pessoa idosa possa ter companhia durante uma refeição para que ela consiga comer com mais calma e atenção. Ao praticar a comensalidade, o indivíduo consegue ter mais prazer ao se alimentar, favorecendo o apetite e apreciando as preparações culinárias. Ademais, ao comer com mais atenção e mais devagar, a pessoa idosa consegue mastigar melhor o alimento, facilitando a digestão mecânica e enzimática do alimento, e consequentemente promovendo uma melhor absorção dos seus nutrientes.


Assim, uma alimentação adequada se torna imprescindível para a promoção da saúde durante a senilidade. Para isso, necessário favorecer a autonomia do idoso para que ele ainda se veja como um indivíduo independente, mesmo com todas as alterações que ocorreram. Portanto, se preocupar com o envelhecimento saudável é garantir que as pessoas permaneçam bem e felizes até o final da vida!

ree




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


APOIO

​© 2025 por Nutrir Consultoria

 

bottom of page